top of page

A etapa pode da avaliação com os convidados foi divida em 5 partes: elaboração do questionário, definição e produção dos produtos, aplicação para avaliação, análise dos dados coletados e ajustes no produto educacional. A primeira etapa foi realizada concomitante ao desenvolvimento do pré-projeto e foi submetida ao Comitê de Ética - CEP. Após os produtos prontos, este questionário foi adaptado para prever a avaliação de todas as etapas do produto.

Os produtos foram disponibilizados para avaliação no período de 14 a 28 de junho. Participaram da avaliação: servidores do IFRS, antigos colaboradores da ETFAR, pessoas da comunidade de Farroupilha, políticos, imprensa local e regional, diretores e professores das redes municipais e estaduais do município, pesquisadores da área de história e memória. Foram convidadas em torno de 40 pessoas, porém, somente 16 pessoas avaliaram os produtos.

Os avaliadores puderam ter acesso aos produtos e uma pequena descrição do produto por meio do site: https://deisedagnese.wixsite.com/ept1. O site foi estruturado nas seguintes seções: Início, Sobre, Podcast, Documentário, Avaliação e Contato. Sendo que as opções Podcast, Documentário e Avaliação estão protegidas por senha para que não houvesse risco de divulgação do mesmo. E ao término da avaliação foi mudado a senha para não haver mais acesso do público. Este site será provisório, pois há a intenção que todo o material seja alocado no site do Núcleo de Memória do IFRS posteriormente: https://memoria.ifrs.edu.br/.

Para a avaliação do produto educacional foi utilizado como ferramenta de avaliação um formulário online, no qual os avaliadores convidados deveriam preencher conforme suas percepções a respeito dos produtos educacionais. O questionário foi composto em quatro seções, sendo elas: avaliação geral, avaliação do podcast, avaliação do documentário e considerações finais.

Na primeira seção foi questionado com relação aos dados gerais dos participantes, tais como: gênero; idade; grau de escolaridade; conhecimentos sobre: educação profissional, preservação de memórias, fotografia, documentário, podcast; atuação no projeto; conhecimento e envolvimento do pesquisador com a ETFAR, conhecimento e envolvimento do pesquisador com o IFRS Campus Farroupilha; e tempo de conhecimento do pesquisador com a ETFAR/IFRS Campus Farroupilha.

Na segunda e terceira seção foi abordada a avaliação dos cinco episódios do podcast e do documentário. As duas seções abordam os seguintes aspectos a serem avaliados: duração, clareza e qualidade; aspectos a serem melhorados; aspectos que estes produtos proporcionam; análise sobre: espaço de memória, integração e conhecimento do público em geral e a compreensão da história do IFRS Campus Farroupilha; e se o avaliador considera os conteúdos dos podcasts e do documentário relevantes.

Na quarta e última seção intitulada considerações finais, fora questionado sobre: preservação das memórias; relevância do projeto para o avaliador e foi disposto um espaço para considerações gerais.

No que refere à reelaboração dos produtos, as alterações nos produtos educacionais foram mínimas e viáveis de fazê-los. Sendo eles: ajuste de governo da criação do Pronatec no episódio cinco do podcast; e ajuste na grafia do curso: Tecnologia em Fabricação Mecânica no documentário.

​

A análise

bottom of page